Dia da Constituição
18 de Julho, sexta-feira

História da festa
Esta festa é celebrada anualmente no dia 18 de julho em memória da adoção da primeira Constituição uruguaia em 1830. Este documento estabeleceu as bases da organização estatal do Uruguai, definiu os direitos e deveres dos cidadãos e consolidou os princípios da democracia.
Como é celebrado
* São realizadas cerimônias oficiais com a participação de autoridades governamentais e do público.
* Na capital Montevidéu, acontecem eventos solenes e deposição de coroas nos monumentos dedicados aos heróis nacionais e aos pais fundadores.
* São organizados programas educacionais e palestras temáticas em instituições de ensino, com o objetivo de familiarizar os jovens com a história da Constituição e o sistema jurídico.
* A mídia transmite programas e documentários dedicados à importância da Constituição e ao desenvolvimento das instituições democráticas no Uruguai.
Importância da festa
O Dia da Constituição promove a unidade nacional, a cultura jurídica e o respeito às leis do país. Este dia lembra aos cidadãos a importância de cumprir a Constituição e seus direitos e deveres dentro do Estado.
Curiosidades
* A Constituição uruguaia de 1830 foi uma das primeiras na América Latina.
* Ao longo dos anos de independência, a Constituição passou por várias alterações para se adaptar às realidades sociais e políticas.
* O Dia da Constituição é um feriado oficial, durante o qual a maioria das instituições governamentais está fechada e as pessoas participam de eventos festivos.
Dia da Constituição em outros anos
- 2021 18 de Julho, domingo
- 2022 18 de Julho, segunda-feira
- 2023 18 de Julho, terça-feira
- 2024 18 de Julho, quinta-feira
- 2026 18 de Julho, sábado